Nosso endereço

Rua Guilhardo Xavier Furtado
Nr 440, Bairro Carlos Chagas - Juiz de Fora - MG
Ministério: Pr. Álvaro Nei de Albuquerque

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Andar com Deus!

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem... todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria... e outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados.
                                                                                                     (Hb 11:1, 13-14, 36-37)

O que há de extraordinário nas Escrituras Sagradas não é somente o fato de ser a Palavra de Deus para nós, mas sua capacidade de revelar não super-heróis e sim homens de carne e osso, sujeitos as mesmas ambigüidades que insistentemente caracterizam o gênero humano.
Desde menino conheço Hebreus 11 como a galeria dos heróis da fé. Meu sentimento em relação a isso era de pleno achatamento, inferioridade, distância inexorável diante desses homens e mulheres. No entanto, hoje percebo que num exame mais detido, estes heróis são gente como a gente, integrados em suas gerações, experimentados em suas próprias crises e, às vezes, até claudicantes em seus passos na fé.
Há algumas verdades neste precioso texto bíblico que vale a pena serem ressaltadas nestes tempos onde existem expressões cada vez mais esquisitas e estranhas de pessoas que supostamente andam com Deus.

Em primeiro lugar, andar com Deus é ser chamado pela fé nEle. Veja bem! A fé é uma resposta a chamamento de Deus. Não é ter fé em si mesmo, não é “exercê-la”, “pô-la em ação” como se fosse um instrumento que move Deus em meu favor. Não é também ter fé na fé. A fé que nos possibilita andar com Deus, só é possível se tiver todo o seu fundamento no próprio Deus. Ele é o autor e o consumador na nossa fé.

Vejo também que à medida que estes servos andavam com Deus, percebiam que este mundo era uma espécie de “Matrix”. Todos os seus passos tinham como motivação última um mundo que não era este, uma pátria que não era a deles. Sabiam da visceral conexão entre este mundo e o mundo para qual caminhavam. C. S Lewis disse certa vez, que os homens mais frutíferos nesta terra foram aqueles que tinham sua cabeça no céu. Ser peregrino nesta terra dentre tantas vantagens me lembra que aqui eu não posso me apegar a nada, a não ser a valores pertinentes no céu: amor, paz, alegria, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, domínio próprio. Eis o tesouro do céu!

            E por último, vejo que andar com Deus, não é necessariamente sinônimo de prosperidade e bem-aventurança incondicionais. Assim como houve aqueles que fecharam bocas de leões, subjugaram reinos, ressuscitaram mortos, há também aqueles que foram apedrejados, maltratados, mortos ao fio da espada, desamparados e aflitos. A fé não é cosmética para maquiar nossas dores, mas é suporte que se funda em Deus, na imutabilidade do seu bom caráter, na esperança viva de reinarmos com Ele no céu onde Ele será tudo em todos (I Co15:28).

                                                            nEle que nos reencontrou em Jesus!  
                                                                                                            Pr Álvaro Nei

Um comentário:

  1. Meu amigo, Pr Álvaro, seu blog está bem apresentado e muito bom. Vou compartilhar as mensagens em meus círculos de amizades do g+. Lá tem de tudo que é pensamento e filosofia...Que a msg possa chegar a estes corações. Em primeiro lugar, ao meu coração.

    ResponderExcluir